CIRURGIA PLÁSTICA, RECONSTRUTIVA E ESTÉTICA
A VOZ DE QUEM NOS CONHECE
TEM DÚVIDAS?
Marque a sua sessão de esclarecimento online. Fale com os nossos especialistas para um aconselhamento personalizado.
MARCARAbdominoplastia
A abdominoplastia é uma técnica cirúrgica para tratar a parede abdominal, quando a lipoaspiração abdominal isolada não pode ser utilizada, devido a perda de elasticidade, grande distensão abdominal, estrias, cicatrizes, entre outras) e ou alterações musculares, como a diástase e hérnias, em que se remove a pele e gordura abaixo do umbigo e, tratando-se concomitantemente as “lesões” musculares descritas.
Pode, por vezes, associar-se no mesmo tempo operatório, a lipoaspiração abdominal e dos flancos.
Geralmente, praticamos este tipo de cirurgia com o internamento de, pelo menos, 3 dias.
ANESTESIA EPIDURAL
É a mais frequentemente utilizada. Tem a vantagem de diminuir o risco tromboembólico quando comparada com a anestesia geral e de controlar melhor a dor nos pós-operatório. Geralmente o anestesista associa um tranquilizante endovenoso para diminuir a ansiedade própria de uma cirurgia.
ANESTESIA GERAL
Também pode utilizada.
Esta cirurgia deixa uma cicatriz mais ou menos longa, dependendo da quantidade de tecido em excesso a remover. As incisões na pele, a que corresponderão cicatrizes no futuro, serão localizadas o mais baixo possível, de modo a serem coberta por um “biquini”.
O seu posicionamento e dimensão depende da quantidade de pele e gordura a remover. No fim da cirurgia são colocadas peças de vestuário compressivas.
A duração da cirurgia, sem outros procedimentos associados, é de aproximadamente 2 horas.
AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA
Dever-se prescrever um estudo analítico pré-operatório e eletrocardiograma, consoante a idade. Será informada que não deverá tomar medicamentos como a aspirina ou outro anti-inflamatório não esteroide 15 dias antes da cirurgia.
Não deverá fumar 1 mês antes da cirurgia, nem 15 dias após a cirurgia, porque o tabaco pode estar na origem de complicações cutâneas graves para além de aumentar os riscos cardíacos e respiratórios inerentes a uma anestesia.
Dever-se-a ponderar parar com os anticoncetivos orais no sentido de diminuir os riscos de tromboses venosas periféricas e embolias pulmonares, sobretudo, em caso associados com alterações da coagulação e a existência de varizes.
Deverá fazer um jejum de 6 horas antes da cirurgia, incluindo água.
PÓS-OPERATÓRIO
Serão prescritos analgésicos para diminuir as dores, quer por via epidural, quer nas veias e, depois, em comprimidos. Os pontos costumam ser removidos ao fim de 8 dias.
Deve-se prever uma paragem no trabalho de 15 a 30 dias, tudo dependendo da profissão da paciente.
As cintas elásticas deverão ser mantidas durante 1 mês. A actividade física em ginásio deverá ser suspensa de 1 a 2 meses.
Abdominoplastia
Explique-nos o seu caso através do Formulário de Contacto e ser-lhe-á indicado um intervalo de valores em que poderá ficar a resolução do seu problema.
Cirurgias realizadas no Hospital da Lapa.