CIRURGIA PLÁSTICA, RECONSTRUTIVA E ESTÉTICA

A VOZ DE QUEM NOS CONHECE

LIDIA ARAUJO

“Tenho o privilégio de ter sido tratada pelo Dr. António Santa Comba há 15 anos e acompanhado a felicidade de muitas pessoas que passaram pelas suas mãos. É um dos melhores profissionais desta área.”

Cirurgia plástica

MARIA PEREIRA

“Dr António Santa Comba, um belíssimo profissional, pela competência, sensatez e honestidade!”

Cirurgia plástica

LUISA SEROMENHO

“Ao escolher a Clinica Dr.Santa Comba é ter a certeza de que vai ter o privilegio de ser recebido com simpatia e consultado por excelentes Profissionais!”

Cirurgia plástica

CRISTINA MEDEIROS

“Excelentes profissionais. Sou paciente do Dr. António Santa Comba desde 1997 e só tenho que agradecer o seu fantástico trabalho e o seu lado humano, o quanto se preocupa com os pacientes. Ajudou-me bastante numa fase muito difícil. Obrigada e não hesitem em recorrer a esta equipa fantástica!”

Cirurgia plástica

CIDALIA FERREIRA

“O Dr. Santa Comba para mim é o melhor cirugião estético do mundo e arredores e digo com conhecimento de causa podem confiar, para mim é um perfeccionista minucioso.”

Cirurgia plástica

TEM DÚVIDAS?

Marque a sua sessão de esclarecimento online. Fale com os nossos especialistas para um aconselhamento personalizado.

MARCAR

Blefaroplastia

Blefaroplastia

A blefaroplastia é uma intervenção cirúrgica nas pálpebras que pretende corrigir deformidades, quer sejam hereditárias ou devidas à idade. Podem envolver somente as pálpebras superiores ou inferiores, ou as quatro pálpebras de uma única vez.

A blefaroplastia pode ser efetuada isoladamente ou associada a outros procedimentos da face ou do corpo. Uma blefaroplastia tem como objetivo diminuir os sinais de envelhecimento ao nível das pálpebras, substituindo um olhar “cansado” por uma aparência mais calma e “repousada”. Ela também permite uma maior abertura da fenda palpebral, melhorando a visão, apenas com a remoção do excesso de pele da pálpebra superior.

As queixas dos doentes são geralmente:
Pálpebras superiores com excesso de pele formando uma prega mais ou menos marcada;
Hérnias de gordura nas pálpebras inferiores, responsáveis pelas “bolsas sob os olhos”, ou pálpebras superiores com aspeto de estarem “inchadas”.

A cirurgia visa corrigir estas deformidades de uma forma duradoura, removendo o excesso de pele e músculo, assim como as protrusões de gordura, preservando as funções das pálpebras.

As blefaroplastias são geralmente efetuadas em regime ambulatório, com um recobro mais ou menos demorado, consoante o tipo de anestesia utilizada. De acordo com o número de procedimentos a efetuar e do número de pálpebras a tratar, a cirurgia poderá demorar desde 30 minutos a duas horas.

A técnica cirúrgica pode variar de acordo com as características individuais de cada doente, mas existem procedimentos standards:

PÁLPEBRAS SUPERIORES
Elas são efetuadas entre a parte fixa da pálpebra inferior e a região abaixo das sobrancelhas, de modo a que a cicatriz fique escondida no sulco médio da pálpebra, podendo prolongar-se até ao rebordo orbitário.

PÁLPEBRAS INFERIORES
As incisões são colocadas cerca de 1 a 2 mm abaixo das pestanas ao longo de toda a pálpebra inferior prolongando-se, geralmente até ao rebordo lateral da órbita. A cicatriz que ocorrerá fica assim disfarçada numa prega natural. Quando se pretender apenas tratar as “bolsas de gordura” e não havendo excesso de pele (geralmente doentes mais jovens), poder-se à utilizar uma incisão transconjuntival (por dentro da pálpebra, não deixando qualquer cicatriz na pele).

ANESTESIA LOCAL
É realizada pela infiltração de um anestésico local (semelhante ao utilizado pelos médicos dentistas), tornado a pele das pálpebras insensíveis. É efetuada, geralmente pelo cirurgião e é o tipo de anestesia usada quando se opera as pálpebras superiores isoladamente.

ANESTESIA LOCAL COM SEDAÇÃO
Para além da infiltração local de anestésicos locais, são administrados, sob a supervisão de um anestesiologista, tranquilizantes por via intravenosa. É o tipo de anestesia usada quando se opera as pálpebras inferiores isoladamente ou as quatro pálpebras simultaneamente.

A cicatriz depende da técnica cirúrgica utilizada e do procedimento da cirurgia. No caso das pálpebras superiores a cicatriz pode ficar escondida no sulco médio da pálpebra podendo prolongar-se até ao rebordo orbitaria ou a cicatriz fica disfarçada numa prega natural no caso das pálpebras inferiores. No caso das bolsas de gordura como se trata de uma incisão transconjuntival não deixa qualquer cicatriz na pele.

Como são cirurgias que, apesar de serem na face, não estão muito expostas à radiações solares, podem ser efetuadas em qualquer altura do ano.

É aconselhável a colocar gelo nos olhos nas primeiras horas, durante 20 a 30 minutos, fazendo pausas de 10 a 20 minutos. Deverão dormir com a cabeça elevada para diminuir o inchaço no pós-operatório. Para tal aconselhamos a colocar uma ou duas almofadas debaixo do colchão. Lavar os olhos com soro fisiológico.

Blefaroplastia

Explique-nos o seu caso através do Formulário de Contacto e ser-lhe-á indicado um intervalo de valores em que poderá ficar a resolução do seu problema.

Cirurgias realizadas no Hospital da Lapa.