CIRURGIA PLÁSTICA, RECONSTRUTIVA E ESTÉTICA
A VOZ DE QUEM NOS CONHECE
TEM DÚVIDAS?
Marque a sua sessão de esclarecimento online. Fale com os nossos especialistas para um aconselhamento personalizado.
MARCARRinoplastia
Rinoplastia entende-se por a modificação da forma do nariz, que poderá ter um carácter funcional, corrigindo eventuais problema de respiração nasal. A operação visa corrigir as deformidades presentes, quer sejam congénitas, de aparecimento na adolescência, após um traumatismo ou consequência do envelhecimento. Pretende-se obter um nariz de aspecto natural, que se harmonize e integre com os outros elementos constitutivos da face.
De um modo geral, o internamento dura apenas um dia.
Através de incisões na narinas (não visíveis) ou através de uma pequena incisão na columela que deixa uma pequena cicatriz na pele), remodela-se as cartilagens da ponta do nariz e o esqueleto ósseo dando a forma ao “novo” nariz. A pele, devido à sua elasticidade, irá retrair e readaptar-se sobre esta estrutura rígida. Isto significa que o resultado final irá depender da qualidade da pele do nariz.
Se se está também perante uma obstrução nasal devido a um desvio do septo ou hipertrofia dos cornetos (pequenas formações osteo-cartilagíneas) das fossas nasais, poder-se-á efetuar simultaneamente a sua correcção, a cirurgia passa a denominar-se rinoseptoplastia.
As feridas são suturadas com fios finos, não reabsorvíeis, na pele, e com fio reabsorvível, na mucosa nasal; a pele do dorso do nariz é revestida com pequenas tiras adesivas (steri-strips) sobre as quais se coloca uma tala.
ANESTESIA LOCAL
Para a cirurgia da ponta do nariz, em regime ambulatório
ANESTESIA GERAL
Para as outras rinoplastias, com internamento de 1 dia.
Pequenas deformidades do nariz podem ser corrigidas com ácido hialurónico.
Se houver incisões na narinas ou através de uma pequena incisão na columela estas deixam uma pequena cicatriz na pele mas o resultado final irá depender da qualidade da pele do nariz.
Esta cirurgia tanto se efetua a homens com a mulheres no fim do crescimento ósseo, por volta dos 16 anos de idade.
AVALIAÇÃO PRÉ-OPERATÓRIA
1- Não tomar medicamentos que contenham aspirina ou outros anti-inflamatórios que sejam também anti-agregantes plaquetários.
2- Análises ao sangue: hematológico, bioquímico e estudo da coagulação.
3- Electrocardiograma de acordo com a idade: mulheres com mais de 50 anos e homens com mais de 45 anos.
PÓS-OPERATÓRIO
O tamponamento nasal é, em regra removido, às 24 horas.
A tala remove-se ao fim de 10 dias, passando a dormir com ela durante um mês.
As equimoses que podem aparecer na região dos olhos costumam desaparecer ao fim de duas semanas, por regra.
Rinoplastia
Explique-nos o seu caso através do Formulário de Contacto e ser-lhe-á indicado um intervalo de valores em que poderá ficar a resolução do seu problema.
Cirurgias realizadas no Hospital da Lapa.